quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A hora certa de noivar

Há mais ou menos 5 meses atrás minha amiga Sara, que tinha um namoro de 2 anos, contou-me que o namorado dela havia tocado no assunto "noivar". De imediato, como não esperava, ela não conseguiu lidar muito bem com tal assunto e acabou desconversando para que pudesse pensar melhor.
Não que ela não quisesse casar com ele, é claro que queria, e como queria! O problema era que isso ainda parecia um pouco distante, pois ainda faltavam 4 anos para que ele se formasse e, embora já estivesse empregada, ela ainda não sabia se continuaria naquela mesma área. O fato era que ainda aconteceriam muitas coisas antes que os dois finalmente pudessem "dizer sim" com uma certa estrutura.
Expliquei logo que não entendia muito bem disso, nunca noivei e nem sequer cheguei perto! Porém, como tudo na vida, existiam casos e casos e eu, como sou mestre em viver escutando histórias de relacionamentos de todos os tipos, já havia presenciado alguns.
Já tive um casal de amigos que noivou poucos meses depois que começaram a namorar. É certo que o namoro ainda durou muito tempo, mais de 5 anos, mas quando tudo parecia quase resolvido para quem sabe marcar uma data, o namoro acabou. Quer dizer, o noivado acabou. Eles ficaram noivos em tão pouco tempo e por tanto tempo que nem eu e nem ninguém os considerava como noivos, nem mesmo o próprio casal.
Por outro lado também havia outro casal de amigos que foi noivo durante uns 7 anos e finalmente casou. No caso deles foi notável que houve uma mudança no que se refere aos planos quando eles resolveram noivar, pois foram 7 anos juntando dinheiro, crescendo profissionalmente, procurando apartamento, discutindo objetivos, convivendo mais frequentemente, ajustando as rotinas, dentre outras atitudes.

Foto por Sean Choe

Como Sara não queria ser enrolada... Quer dizer... Como Sara não queria noivar apenas por noivar, conversou bem com ele sobre o que tal compromisso poderia mudar entre ambos, afinal de contas, noivar deveria fazer alguma diferença e dar um novo foco para a relação.
Lembrei-me então que, quando eu era criança, alguém noivar era quase sempre um evento! Todos ficavam felizes e comentavam a novidade, faziam uma festa de comemoração por mais simples que fosse para marcar aquele dia.
Naquela época comecei a ter aquela visão "melosa" de quase toda moça, ou seja romântica e otimista do noivado. Os casais apresentavam o noivado como o marco de uma nova fase na vida, uma espécie de preparação, de planejar e correr atrás para atingir metas com uma certa estrutura, de fazer acertos entre ambos para que aquilo se tornasse realidade.
Em alguns casos, já se acertava uma data de quando o casamento iria ocorrer, outras vezes, apesar de não haver um dia específico, pelo menos uma época determinada com o ano era indicada. E é assim que ainda funciona para uma parte dos casais, a ideia que passam é a de como se dissessem "vamos realmente nos casar".
Atualmente, para outros casais, o noivado passou a ser não mais uma afirmação de que haverá um casamento, e sim uma maneira de afirmar que sua relação é algo sério, onde a aliança simboliza mais um anel de compromisso do que de noivado em si.
Alguns desses casais nem se dão conta, mas às vezes só noivam porque, perante a família, talvez os noivados passem uma ideia maior de seriedade. Até porque vamos combinar que hoje em dia fica difícil para alguns pais e avós entenderem os namoros como algo tão sério quanto no tempo deles.
Esses exemplos me deram uma visão pragmática e pessimista do noivado, não excluindo a romântica e otimista também. Na maioria das vezes essas situações acabam gerando noivados de anos e anos que dificilmente se concretizam, pois são casais que não fazem planos sólidos e não colocam metas para que o casamento venha a se realizar. A ideia que passam é a de como se dissessem "pensamos em, quem sabe, um dia nos casarmos".
Voltando a Sara, ela não noivou, não por uma questão de ficar muito ou pouco tempo noiva, mas porque ela percebeu que ainda não havia uma maturidade no relacionamento que pudesse concretizar planos e estipular metas que ambos de fato, não enrolassem, e sim cumprissem. A prova disso veio uma semana depois, quando o namoro acabou pelas mesmas razões que existiam desde o começo do namoro, promessas não cumpridas.

Pensando racionalmente, talvez o mais coerente fosse noivar apenas quando houvesse uma previsão mais acertada de quando seria o casamento, ao invés de se esperar anos e anos eternamente noivos e criando expectativas. Só que noivar não é uma decisão apenas racional, ela é bem mais sentimental, e os sentimentos às vezes nos guiam em nossas decisões.
Assim como o racional tem um momento apropriado, o sentimental também tem o seu momento e às vezes é preciso agarrá-lo. Deixar passá-lo pode fazer com que ele não surja novamente, e isso possivelmente implicará em situações desagradáveis, como por exemplo casar com a pessoa errada ou ficar encalhado o resto da vida. Brincadeira! Pensando melhor, pode não ser brincadeira...
Brincadeiras a parte, a verdade é que quando amamos realmente alguém, queremos e nos esforçamos para fazer dar certo, e ficar muito tempo ou pouco tempo noivos não altera o resultado, que é o casamento. E a certeza de casar sempre temos quando existe amor, mas nem sempre temos a maturidade para levarmos adiante a decisão e de entender como aquilo afetará em nossas vidas. Coisas que às vezes só o tempo ou outras experiências poderão nos trazer, se é que me entende.

10 comentários:

  1. Nhááá...

    Eu conheci a Mara e essencialmente moramos juntos desde o primeiro dia...

    aliás... vamos oficializar dia 21/12!
    (só um lembrete, caso vc tenha esquecido... =P)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo der certo, você sabe que com certeza estarei lá para ver esse momento único!

      (Publicado em 25 de fevereiro de 2012)

      Excluir
  2. Tbm fikei noiva mas n m sentia pronta e madura p casar mas amei ele mais k tdo e todos meus planos eram c ele..ele traiu-m c colegs d trabalho engravidou ela e deixou-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá maida Eliane!
      É uma pena que sua história tenha terminado dessa maneira, mas, como todo mundo diz e é uma verdade, nada na vida é em vão, tudo fica sempre como um aprendizado.
      Acredito que só pelo fato da traição, já demonstra que ele não era um cara compatível com você. Então, de certo modo, foi melhor assim, pois agora você poderá tentar encontrar alguém que tenha objetivos de vida semelhantes e um amor como o que você tem a oferecer!
      Sei que é dolorido e que sempre pensamos que nunca mais amaremos da mesma maneira, mas, assim como as pessoas, o amor também amadurece com nossas experiências. E pode ter certeza que o seu próximo amor será único também, cada um deles é, pois sempre é com alguém diferente, um momento diferente, e nós também ficamos diferentes, de um jeito que até fica complicado comparar!
      Obrigada pela visita e volte sempre! Abraços!

      Excluir
  3. ola. eu passei 16 anos casado. mas recentemente conheci uma pessoa no trabalho que realmente me apaixonei, aprendi o que é amar de verdade. o problema é que tanto eu como ela, saimos de casamentos, eu de um de 16 anos e ela de um de 04 anos. No meu caso, o casamento estava desgastado por demais, e no caso dela o casamento era perfeito, so que quando ela me conheceu nao conseguiu mais ficar com o marido. Ela tem um historico de pais separados onde a mae sofreu muito, e por tais motivos alem de se sentir culpada de ter entrado no meu casamento e finalizado o dela, ela acaba por nao conseguir me assumir em publico. Eu amo ela de verdade, e eu sei tb que ela me ama sim. Mas parece que esse sentimento de culpa dela é muito forte e ela nao consegue dominar. Talvez pela idade dela (28) eu ja tenho 38 anos e tenho determinacao nas minhas escolhas. Desde o inicio da nossa relacao, mesmo antes de ficarmos juntos, eu ja sabia que é com ela que quero casar e ter uma familia nova. Faz 3 meses que estamos juntos (so quem sabe é a mae dela e a minha), e eu morro de vontade de noivar com ela, eu tinnha ate planejado noivar com ela antes do fim desse ano e por o casamento para o ano que vem. Porem, é complicado. Ela ja foi a minha casa, conheceu minha mae, mas eu ainda nao conehceo ninguem da familia dela. Ela fala que é muito recente para estarmos em publico e que nao pretende afrontar ou machucar o ex dela e a minha ex-mulher. Minha cabeça ja pensa diferente, quero muito ela. Eu sempre fui sincero com ela desde o inicio que nos conhecemos, falei que nao poderia assumi-la pois ainda estava num casamento, mas eu fiz por onde justamente p ficar com ela, so que ela nao pensa ocmo eu, pede um tempo para as coisas se ajeitarem. o que eu faço? me responde por email? hfnavajo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Homar!
      Obrigada pela visita e pela confiança em contar sua história. Bem, não me considero uma conselheira amorosa, mas já que pediu minha opinião tentarei passar o que eu, particularmente, acho disso tudo, ok?
      Primeiramente, como não estamos falando de um casamento aberto, é importante que você entenda que traição é errado. Independente da situação que viveu, mesmo que seu casamento estivesse ruim ou que sua esposa não fosse boa, isso não te dá o direito de trair. Não o culpo de ter se apaixonado por outra enquanto estava casado, é algo que não pode-se controlar, mas o mais adequado teria sido resolver as pendências que tinha com sua esposa e terminar seu casamento antes de ter começado qualquer coisa com sua atual, justamente para começar a nova relação sem resquícios da outra.
      Infelizmente, pela relação de vocês ser fruto de uma traição, automaticamente vocês acabaram envolvendo os ex's nessa nova relação, e o que deveria ser vivido a dois acabou sendo vivido a quatro, mesmo que eles não soubessem. Acredito que sua atual namorada tem razão em não querer magoá-los, mas ela deveria entender que isso será inevitável, considerando que uma hora eles vão acabar sabendo que tudo começou em traição. Veja bem, é diferente de terminar uma relação e conhecer alguém depois, isso os magoaria muito menos.
      Não sei o que você deveria fazer, pois não conheço seus ex's para saber se eles já superaram a relação que tiveram. Entendo que talvez fosse melhor esperar um pouco de tempo até que eles se recuperassem para a mágoa ser menor, mas ao mesmo tempo penso que não é justo que eles não saibam o que está acontecendo, pois talvez até criem esperanças de possíveis voltas. É complicado, não os conheço e não sei como é a atual situação deles com relação a vocês e nem se eles prefeririam a verdade logo agora ou só mais tarde. Então vejo que é algo a ser discutido com sua atual, pois vocês os conhecem o suficiente para imaginar os sentimentos e as possíveis reações deles. Já que o problema todo gira em torno deles e não de vocês, a pergunta não é "devemos contar ou não sobre a nossa relação" e sim "conhecendo eles, o que será que eles iriam preferir?".
      É importante que você saiba que, em se tratando de relacionamento, nunca há uma única resposta certa para o que se deve ou não fazer, pois sempre estamos tentando equilibrar o nosso racional com o emocional, o que pode resultar em diferentes respostas para um mesmo problema.
      Quero que entenda que isso é apenas a minha opinião, e que por mais que eu tenha entendido toda a história, jamais vou sentir ou ver a situação da mesma maneira que as pessoas que estão envolvidas, pois isso envolve sentimentos que não estou sentindo.
      Abraços, espero que você consiga resolver tudo isso da melhor maneira para todos e me desculpe por não ter uma solução para o seu problema. :)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Namoro há 3 anos e sinto que temos um sentimento grande o bastante para planejarmos o nosso futuro. Estamos pensando em noivar só que eu tenho 17 anos e ele tem 18. Agora apenas estamos pensando como seria a nossa festa, como seria os preparativos e tudo mais. O problema é que temos um pouco de receio das pessoas acharem muito cedo para estarmos pensando nisso, porque o problema não é o tempo que estamos namorando, mas sim as nossas idades. Estou certa nos meus estudos, estou trabalhando e pretendo cursar faculdade ano que vem, ele ainda cursa o ensino médio e aguarda a conclusão da CNH para trabalhar. O que devemos fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jack Mayraa.!
      Primeiramente, obrigada pela visita e por partilhar seu dilema no Meu Sopro. Sempre costumo dizer que não me considero uma conselheira amorosa, mas como pediu minha opinião tentarei passar o que penso.
      Sim, vocês são muito novos para casarem, mas não por uma questão de idade ou tempo de namoro, até porque vocês e seu relacionamento podem ser infinitamente mais maduros do que pessoas com 30 anos. Sua idade e o tempo não são preocupações e nem as razões pelas quais não deveriam se casar agora, já que existem pessoas que casam muito cedo ou com pouco tempo de namoro e permanecem casados uma vida inteira.
      A questão é o momento em que ambos se encontram. Essa fase dos 18 anos é repleta de mudanças, não só comportamentais e mentais, mas de "coisas que vão acontecer", como a saída da escola, o ingresso na faculdade, planos profissionais, mas principalmente, a liberdade e responsabilidade que essa idade irá trazer. São coisas que parecem bobas, como por exemplo a conclusão da CNH e o início de um novo trabalho, como você mesma citou. Se você somar todas essas mudanças, mais outras que são particulares de cada um, poderá observar que é um momento delicado da vida para tomar decisões que pretendemos que sejam para sempre, pois se misturam com situações que trazem muitas mudanças e que podem até mesmo afetar sua relação, como novas perspectivas de emprego, criação dos filhos, divisão das contas, etc.
      Acredito que o casamento seja interessante e produtivo quando estamos com essas situações já estáveis, para assim não passar por dificuldades e impasses como casal que são desnecessários. Hoje em dia temos muita liberdade, e não vejo porque não esperar até que tudo esteja em seu devido lugar, às vezes seria até interessante um dos dois morar só para que se conhecessem melhor e tivessem uma intimidade não só física, mas mental e verbal.
      Você não precisa estar noiva para sonhar com seu casamento e faz bem em sonhar, planejar e até entrar em questões "polêmicas" com seu namorado, como as que falei sobre filhos, sua criação, contas, o lado profissional de cada um, manias, ambições, objetivos, desejos, etc.
      É claro que isso é apenas a minha opinião, e mesmo que seja interessante ter a opinião de alguém de fora, você não deve se basear apenas por ela. Na verdade, sempre penso que devemos fazer o que nos faz bem, mas sem esquecer de pesar o lado racional, pois de um jeito bom ou ruim ele faz tanta diferença quanto o nosso lado emocional. Espero que consiga pesar e ver o que é melhor não só para a relação, mas também para a satisfação individual de cada um, e é claro, que vocês continuem se amando muito e beijando muitooo!
      Abraços e sabedoria! :)

      Excluir
  5. Agradeço imensamente pela reflexão Vanessa... Abraço <3

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu namoro á 2 anos,pretendo ficar noiva no nosso aniversário de 3 anos, mas por falta de condições financeiras para já marcar o casamento, fico muito na dúvida se devo dar esse passo agora ou não!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...