terça-feira, 2 de junho de 2009

Quadrilha

Acho que praticamente todas as pessoas já devem ter lido ou ouvido falar naquele famoso poema "Quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade. 

"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história." 

Desde que nos entendemos por gente sempre estamos nos agrupando, formando e entrando para grupos que possuam os mesmos interesses ou, pelo menos, afinidades entre os integrantes do mesmo. Isso acaba gerando a famosa "panelinha", e a época em que a "panelinha" é percebida de maneira mais evidente é no tempo em que estamos no colégio. Um exemplo bem evidente da "panelinha" está nos lanches na hora do recreio, ou nos lugares aonde nos sentávamos na sala de aula.
Pois bem, são nessas "panelinhas" que você pode encontrar a famosa "quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade.
Esse negócio de fulano que ama cicrano que ama beltrano é algo muito comum nesse tempo de colégio, é justamente a época em que menos somos correspondidos amorosamente. Lembrei-me dos meus tempos de colégio, mais ou menos há uns 6 anos atrás, pensei em todos os namoros, casos, traições, ficas e relações amorosas que aconteceram na "panelinha" dos meus amigos. Acabei montando a "quadrilha da minha panelinha". É claro que, diferentemente dos poemas, onde tudo é lindo e as pessoas tem sentimentos sublimes como o amor, a "quadrilha da minha panelinha" se deu através de atos que estão na nossa realidade atualmente, como ficar, gostar, namorar, beijar, trair, etc. Isso resultou numa "quadrilha" muito mais complexa do que a de Carlos Drummond de Andrade e com finais semelhantes e diferentes para cada personagem.

Quadrilha
por Vanessa Assenav
"Deyse que namorava Ítalo que tinha uma relação de amor e ódio por Mônica
que desper
tava sentimentos em Jonas que ficou com Mara
que ficou com Dirceu que traiu Loana
que dispensou Jonanthan que ficou com Ellen
que namorou com Leandro que arrumou um namorado para Vanessa
que beijou Bernardo que ficou com Lúcia
que não gostava de ninguém.
Deyse teve mais três namorados, Ítalo foi para a Europa,
Jonas engordou, Mônica fez 5 anos de namoro,
Mara desapareceu, Dirceu também,
Loana foi para o convento, Jonanthan arranjou outros amigos,
Ellen foi para o Estados Unidos, Leandro namora com alguém que não tinha entrado na história
Vanessa ficou para tia, Bernardo namora duas meninas
e Lúcia continuou sem gostar de ninguém."
 


Aposto que deu vontade de montar sua própria "quadrilha" também.

12 comentários:

  1. e eu só lembrando os velhos tempos de "quadrilha"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe bem o que estou falando, não é mesmo?

      (Publicado em 2 de junho de 2009)

      Excluir
  2. huahuahuahau
    por onde andará ítalo hein amiga?! ha ha ha
    pense numa historia antiga...

    ResponderExcluir
  3. NOOOOOOOOSSA, tem razão da vontade mesmo de montatar a própria quadrilha, eu amei esse texto, e muito por sinal, eu lembrei de quando eu estudava na outra esola e tinha uma panelinha até que grande, e parecia que todo mundo gostav do mesmo menino que não gostava de ninguém e hoje namora minha melhor amiga, eu fiquei pra tia e não dou certo com ninguém (?) HAIOHEIOAHIEAIOHIOAHIAOH, adooorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como todo mundo tem uma "quadrilha"!

      (Publicado em 5 de junho de 2009)

      Excluir
  4. Ain... Me perdi em todos os contextos...
    Quem é quem, por favor?
    Auxílio dos universiotários, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é justamente esse, por isso todos os nomes são falsos!

      (Publicado em 5 de junho de 2009)

      Excluir
  5. Fiquei muito curiosa por alguns nomes =}
    Não sabia q a Ellen tinha ido pros states. O que ela foi fazer lá?
    E a Loana não foi pro convento. Isso foi forte demais. Mesmo que tenha sido pra entrar na quadrilha.
    Mesmo assim, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa, "preservar" os nomes, pois as histórias são reais. A Ellen fez uma viagem, um intercâmbio, que não foi necessariamente nos EUA. Eu só coloquei fatos relacionados ao que aconteceu com os personagens, não o fato em si, senão ia dar muito bandeira de quem é quem, assim como a Loana que não foi para o convento, mas fez algo relacionado a isso. :)

      (Publicado em 7 de junho de 2009)

      Excluir
  6. babei de fazer minha própria quadrilha!!
    Mas parei pra pensar, não sei o rumo que tomou muita gente que passou pela minha vida hauhauahu então não daria certo....

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, obrigada pela visita e pelo comentário no Meu Sopro!
      E não se engane, foi complicado para mim também saber o rumo que alguns personagens (colegas e amigos do colégio) tomaram em suas vidas. Ainda bem que consegui chegar a um resultado!

      (Publicado em 13 de junho de 2009)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...