domingo, 23 de outubro de 2011

Meu Sopro no 2° Turno do Prêmio Top Blog 2011

Olá queridos leitores! Gostaria de agradecer a todos que votaram no Meu Sopro para o Prêmio Top Blog 2011. Por causa de vocês o blog foi classificado para concorrer ao 2° turno, e por isso preciso novamente do seu voto!
Para votar de novo clique no selo de votação e coloque o seu nome e e-mail, ou se preferir utilize o seu twitter. Não se esqueçam de que é necessário validar o seu voto através do e-mail fornecido.
E mais uma vez, obrigada!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Efeito Fiona

Meu amigo Jorge, me sugeriu que eu abordasse aqui no Meu Sopro o tema "efeito Fiona", teoria que ele mesmo nomeou e me explicou mais ou menos como ela funcionaria.
Para entender o efeito Fiona, é preciso conhecer a história da princesa Fiona do filme "Shrek", sendo assim, para quem não conhece ou não lembra do filme, aí vai um resumo:
Fiona era uma princesa que estava presa num castelo, guardado por um dragão, adormecida, sonhando e esperando que o seu príncipe encantado viesse salvá-la. No entanto o que aconteceu foi que um "príncipe" fez um acordo com um ogro, o Shrek, para que ao invés do príncipe o ogro era quem fosse resgatá-la.
Logo após o salvamento, o Shrek precisou ainda levá-la até o tal príncipe, e isso fez com que a Fiona fosse "obrigada" a conviver com o ogro nos próximos dias até que eles chegassem no fim da jornada.
Nesse tempo, como já era de se esperar nos contos de fada, a convivência fez Fiona conhecer o ogro um pouco melhor e ela acabou se apaixonando por ele. Isso fez com que, mais tarde, ela decidisse mudar pelo o amado, já que carregava consigo uma maldição na qual ela poderia escolher entre ser ogra e humana. Porém, o amor pelo ogro prevaleceu e ela assumiu sua forma física como ogra "para sempre".


Pensando nisso, e explicando a teoria que o meu amigo formulou, a teoria do efeito Fiona se inicia quando uma mulher quer, a qualquer custo, um relacionamento amoroso. Como nem sempre é fácil achar o tal "príncipe encantado" ela resolve escolher um "sapo", "ogro" ou "fera" já pensando em mudá-lo, transformando-o num verdadeiro príncipe encantado, o que já pudemos presenciar em alguns contos de fada conhecidos, como a "Bela e a Fera" por exemplo.

Porém, devemos nos atentar, pois o contrário pode ocorrer, onde, ao invés dele virar príncipe, é ela quem vira ogra. É nisso que consiste o efeito Fiona, ogros transformando princesas em ogras.
É claro que na história do Shrek é meio diferente, já que ele é um ogro legal e tem até quem o ache bonitinho. A teoria do efeito Fiona é apenas uma alusão ao filme, pois o efeito trata-se do real significado da palavra ogro, ou pelo menos do significado inicial que ela tinha antes do filme Shrek.
Para esclarecer aí vão algumas informações encontradas sobre ogro no Dicionário inFormal:
Sinônimos: Demônio, mal-educado, ignorante, estúpido, grosseirão e bobo.*
Antônimos: Educado, culto, ativo, inteligente e esperto.* 
Significado: Monstro, demônio, nos contos de fadas é um ser gigante que se alimenta de carne humana. Com cérebro reduzido, o que pode explicar seus atos de insanidade, falta de competência e capacidade mental reduzida.* 
A partir dessas informações, conclui-se que o efeito Fiona começa a se manifestar quando assumimos as características supostamente ruins do parceiro. As características não podem ser ditas com precisão, já que depende do tipo de ogro que foi escolhido.
Se for um ogro isolado, que vive totalmente na solidão, você passa a ser mais isolada, esquece dos amigos e amigas e só vive para o seu ogro. Se for um ogro que gosta de traições ou relações abertas, você aceita e passa a ter o mesmo hábito para não ficar para trás. Se for um ogro com hábitos ruins, mal educado, que arrota e peida na sua frente, você também se sentirá na liberdade de fazer o mesmo. Se for um ogro que fala muito palavrão, você também se torna uma boca suja. Enfim, tipos de ogro é que não faltam.
Obviamente que efeito Fiona não acontece com todas as pessoas, algumas se libertam do seu ogro antes que isso aconteça. Lembrando também que não são apenas mulheres que podem sofrer com o efeito Fiona, a situação também pode se manifestar em homens que viram ogros pelas suas ogras.

Fiquei curiosa, queria achar exemplos reais de mulheres ou homens que vivenciaram esse feito para colocar aqui. Até achei alguns amigos e amigas que admitiram já terem passado por situações parecidas com o efeito Fiona. Resolvi então perguntar ao Jorge, amigo que me sugeriu esse tema, se o efeito Fiona havia acontecido com a namorada dele, já que ele sempre se julgou um verdadeiro ogro.
"Quem me dera eu conseguisse praticar o efeito Fiona, mas foi o contrário mesmo, sempre acabo por abrir mão da minha 'perversão', porque não consigo mudar a cabeça nem com abridor de latas. Ela está me tornando príncipe, desses bem chatos, idiotas, fiéis, quietos e sóbrios. Aceitei, pois nenhuma mulher aceita uma vida de aventuras, são todas iguais..."
Percebi então que nem sempre ser ogro ou ser príncipe significa ruim e bom respectivamente, e que nem todo homem de fato quer uma princesa ao seu lado.

Referências:
* Definção de ogro. Dicionário inFormal. Disponível em http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=ogro&id=1186

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...